Wuthering heights


..."Meu amor por Heathcliff é diferente: é como as rochas eternas, que estão lá embaixo. Nelly, eu SOU Heathcliff! Ele está sempre no meu espírito: não como um prazer, pois nem sempre sou um prazer para mim mesma, mas como meu própio ser."
Este é um trecho do livro: "Morro dos ventos uivantes"( wuthering heights). Minha nova paixão. Estou na metade do livro e este trecho me chamou a atenção. Por ser Lindo. Ou por ser profundo, ainda não sei a ligação disso comigo. Sei secretamente. Mas não sei ainda como me expressar em relação à isto.
Enfim, quem conhece a história sabe que A Catherine e o Heathcliff, personagens principais da história, são alucinados e loucos.
Eu, como boa seguidora do gênio Freud encontrei na wikipédia a interpretação Freudiana Da história e de ambos os personagens... é bem interessante:

Interpretação Freudiana

A interpretação a seguir é de Linda Gold. Pela teoria freudiana, Catherine seria o ego, Heathcliff, o id, e Edgar, o superego. Heathcliff (id) exterioriza impulsos primitivos; o id não é afetado pelo tempo, o qual parece não existir. Catarina (ego) relaciona-se com outras pessoas, testa o id contra a realidade. Edgar (superego) representa as regras do bom comportamento e da moral.

Catarina rejeita Heathcliff por uma avaliação realista que ela faz de seu possível futuro com ele e das vantagens de um futuro com Edgar. Ela opta pela segurança do superego em detrimento da obscuridade do id. Mas para uma pessoa ser completa, ela necessita não só de seu ego e superego, mas também do id. Então ela espera que Edgar aceite Heathcliff em suas vidas, o que levaria à integração de sua personalidade. Quando seus planos não funcionam, ela perde a esperança em que seu desejo se torne realidade; sua personalidade fica fragmentada. Ela morre.

A filha de Catarina, Cathy Linton, seria uma continuação da primeira, isto é, mãe e filha representam o desenvolvimento de uma personalidade. Sua filha consegue o que ela não conseguiu: unir id, ego e superego, através de seus dois casamentos.

* Alguns termos são meio estranhos para algumas pessoas, eu sei, Mas deixo aqui registrado como promessa que apresentarei um 'seminário', explicando os principios de Freud!

0 comentários:

Postar um comentário